top of page

FESTIVAL REBOOT

DE WIKINOMIA

O Festival Reboot de Wikinomia foi um evento com duração de dois dias,

que aconteceu no IED Rio, idealizado e organizado pela Benfeitoria. Ele é a cara de um grande movimento de transformação para um novo paradigma.

 

Neste projeto, realizamos o Design de Experiência de todo evento, propondo formas diferentes de se relacionar com o conteúdo, com o espaço físico e com as pessoas.

A experiência foi organizada a partir de um circuito que conduzia o visitante em etapas mais profundas de conhecimento e entrega. 

O conceito do evento era poder conduzir o visitante num processo de despir-se de seus conceitos arraigados sobre o funcionamento do mundo, das relações e da economia e pouco a pouco fazer um mergulho em novos paradigmas de relacionamento.

Para isso, contamos com o apoio do Instituto Benjamin Constant e alunos cegos fizeram a parte do receptivo dos visitantes. Esses eram vendados e recebiam um copo d'água na mão. Na outra mão, deveria se apoiar no ombro do cego e deixar-se ser guiado por ele. Neste momento, tratávamos de dois conceitos importante: o cuidado e a confiança.

O visitante era levado até a primeira sala, onde, ainda vendado, seguia por uma sala em formato de labirinto, onde podia ir tocando em diferentes texturas, sons e cheiros. Quando finalmente podia tirar a venda, o visitante via um aquário que o convidava a derramar a água que carregava dentro dele, num convite a esvaziar-se dos pré-conceitos e aceitar ouvir o novo, assim como na tradição budista, onde o mestre orienta a esvaziar a sua xícara para poder receber um novo chá, um novo ensinamento. Na projeção, Bruce Lee nos convidava a sermos fluídos como água.

CLIENTE

Benfeitoria

Natura

LOCAL

IED Rio

Rio de Janeiro, RJ, BRASIL

ANO

2014

A segunda sala, DESPERTADOR, foi toda revestida por jornais. Na projeção, um vídeo apresentava os novos conceitos e valores da revolução que estamos construindo:

A terceira sala, falava sobre esperança: inspirada na crença japonesa de que, ao dobrar mil origami tsurus, o sonho se realiza, criamos um espaço onde o público imergia numa nuvem de pássaros. Cada pessoa era convidada a participar ativamente na construção deste futuro e assim, transformando nossas realidades.  Dobrar tsurus significa, também, ter confiança, fé, perseverança e foco, numa espécie de meditação coletiva, podemos alcançar nossos objetivos. 

Nesta sala foram apresentados alguns vídeos inspiracionais:

ENTENDA O MOVIMENTO REBOOT:

bottom of page